NOTÍCIAS

Exposição Mulher Modelo: a benzedeira Dona Enedina

Enedina Rodrigues não sabe ler, escrever e qual é a sua idade, mas tem uma fé que cura e, por isso, mora no coração de todos que já benzeu. Nascida em Alegrete há aproximadamente 90 anos, mudou-se para Garibaldi acompanhando o marido, que trabalhou na construção da viação férrea e na ponte Ernesto Dorneles, que une Bento Gonçalves a Veranópolis.



O casal foi um dos primeiros moradores do bairro São Francisco. Naquele tempo, o local era uma imenso campo, repleto de cavalos, ovelhas e árvores. Naquela época, Dona Enedina começou a ganhar fama na cidade exercendo o dom que recebeu de uma amiga.



Sua técnica para livrar do mau olhado e da inveja consistia em benzer com a ajuda de um terço e de brasa. Enquanto rezava, Enedina esquentava uma tesoura nas brasas do fogão a lenha. Em seguida, segurava a tesoura, olhava para o enfermo e fazia o sinal da cruz, circundando cabeça, peito e ombros.



Até hoje, muitas pessoas a procuram pedindo para serem benzidas, no entanto a idade avançada exigiu aposentadoria. “Eu tento ajudar todo mundo. Benzi muitas pessoas, animais e até plantações. Eu gosto de ajudar”.


Por fé, amor e devoção, Dona Enedina é uma Mulher Modelo

Fotos: Aline Bortolini

CONTATOS

Escreva para nós

Your message has been sent. Thank you!

Localização